Titulo: O Beijo das sombras – Academia de Vampiros #1; Autora: Richelle Mead; Edição: 2; Editora: Nova Fronteira; Ano: 2010; Páginas: 320 Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.
Bem, o que posso dizer desse livro?
A primeira vez que li foi em 2007, antes dele ser lançado aqui no Brasil e um pouco depois de ter lido Crepusculo pela primeira vez. Li ambos os livros primeiramente em inglês e ambos os romances de estréia tanto de Richelle Mead quanto o de Stephanie Meyer trouxeram novas facetas dos vampiros, cada uma criando um estilo único e diferente. Se em Meyer vemos vampiros que se alimentam de animais e andam na luz do sol(e brilham!!) e seguem regras meio que impostas pelos Volturi, em Mead somos apresentados ao universo dos Moroi (vampiros que dominam a magia de um dos quatro elementos), seus guardiões Dhampiros (meio humanos e meio vampiros) e seus inimigos Strigoi (que são vampiros que ao matar outro vampiro ou humano ou dhampiro se transformam e que podem transformar vampiros, humanos e dhampiros em Strigoi com apenas uma mordida), os Moroi são governados pela Rainha Tatiana e existem famílias reais onde o membro mais velho de cada uma assume o titulo de príncipe.
Mead cria uma história envolvente, inteligente e até mesmo engraçada, com vampiros diferentes dos tradicionais (até então os exemplos literários que existiam a respeito eram os criados por Bram Stroker(com Drácula) e Anne Rice(com Entrevista com o Vampiro, Vampiro Lestat, entre outros.) que acabaram por trazer, juntamente com Crepúsculo, a moda dos vampiros de volta.
Quando lançaram o livro aqui a capa utilizada era um vitral e algum tempo depois lançaram uma nova capa cujo estilo era mais parecido com o da versão original. (Eu tenho ambas as edições =P) No processo de tradução, a tradução dos titulos foi um pouco falha nos primeiros três livros, uma vez que o primeiro livro Vampire Academy ganhou dois titulos: Academia de Vampiros – O beijo das sombras, o segundo Frostbite virou Aura Negra e Shadow Kiss virou Tocada pelas sombras.




.jpg)

Olá!
ResponderExcluirJá li esse livro e gostei, Dimitri é um lindo! Estou enrolando para ler a continuação não sei porque! Sua resenha está muito boa! Parabéns!!
Adoro a segunda capa é bem mais bonita que a outra!
Beijos,
lovesbooksandcupcakes.blogspot.com
EU amo Academia de Vampiros. Comecei a ler em 2008. Como Diários do Vampiro. So conheci Crepúsculo um ano depois de sua estreia no Brasil. Amo todos. Amo livros vampirescos. Mas Academia de Vampiros me cativou bem mais que o da Meyer. *----* Pena que poucas pessoas conhecem ne? Geralmente livros bons, so ficam conhecidos depois de virarem modinha em filmes mal feitos.
ResponderExcluirBeijooos! Visita meu blog!
http://leituradesenfreada.blogspot.com
Já li a série completa e adorei os livros, não sabia pra quem curtir se os Vampiros os Dhampiros. Enfim acabei me apaixonando por Dmitri e Rose, pela força e determinação. Uma série super empolgante que te envolte e deixa com um gostinho de quero mais.
ResponderExcluirAgora estou mais do que feliz que será logo lançado o filme, espero ansiosamente.