Ultimas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

( Resenha) - Cante Para Eu Dormir

           
Autor: Angela Morrison, Titulo: Cante Para Eu Dormir, Edição: 1, Editora: Pandorga, Ano: 2011, Páginas: 364, Tema: Drama

Cante para eu dormir revelará a dura realidade da vida, a energia firme da amizade e mostrará que o verdadeiro amor transcende tudo. O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bulling e passa toda sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a vocalista do coral da escola e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida. Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não merece, mas quer experimentar, mesmo estando á milhas de distância. Porém, existem segredos não revelados entre eles. A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura.

Estou sem palavras para comentar o livro Cante Para Eu Dormir, tão intenso, apaixonante e ao mesmo tempo sofrido, acompanhando Beth por seu ano escolar tem quebrado meu coração, fico imaginando no lugar dela, como sentir que não se encaixa em lugar algum e ser chamada de monstro, feia, o tempo todo, sem nunca ter feito nada para merecer. Beth é tratada como monstro só por que foge do padrão de beleza ditado. E ela é uma menina tão meiga, com um coração enorme, mas tudo quem eles veem são sua aparência.
Todo mundo já deve ter passado por uma fase complicada na escola, mas a dela está chegando ao extremo, de uma forma que ninguém merece de maneira nenhuma, algumas pessoas pensam que esse tipo de tratamento é normal, só uma brincadeira de criança inofensiva, só se for para quem faz porque para quem sofre não tem nada de inofensivo, isso marca uma pessoa para vida, deixando sequelas que muitas vezes so são tratados com muito aconselhamento medico.
São esses os sentimentos que tive ao ler o livro, revolta, dor, compaixão, solidariedade. Pesar, vergonha, por que quem não passou por isso, já viu alguém na mesma escolar passar e não fazer nada para ajudar.
Cante para eu dormir me levou as lágrimas que muitos livros que abordam temas como esse não conseguiram, eu não sei se vou ser capaz de terminar o livro, não sou capaz de ler sobre o sofrimento da Beth, ela não merece, ele não merece, quero matar a autora e a mesmo tempo beijar sua mão e agradecer pelo carinho que mostrou a escrever um livro como esse, foi uma lição de amor, de dedicação e de visão do mundo.
Seus personagens são intensos e suas páginas muito doloridas e o clima de que algo iria acontecer permaneceu o livro todo, ou até onde eu li até agora. Nunca escrevi uma resenha enquanto vou lendo, mas esse livro está pedindo ou melhor exigindo isso de mim, agora vou parar um pouco preciso me recuperar. Mais tarde eu volto conto mais sobre o que estou sentido.
Consegui terminar de ler, chorei litros e litros, mas o final foi lindoooo, mesmo triste, consegui ver como foi o desenvolvimento da Beth, como sua autoestima melhorou, como conheceu novos amigos e se apaixonou, quanto a Derek me deu uma lição de vida, de como devemos lutar pelo que acreditamos mesmo quando a luz no final do túnel não da mais para ser vistas, que cada dia deve se vivido como se o outro não existisse, por que para muitos ele é somente uma esperança muito longe, Scott ainda é meu menino de ouro, por sua capacidade de amar,  de perdoar e seu jeito todo carinhoso, quero um desse para mim, o sentimento de tristeza te prende o livro todo, mas não impede que acompanhe a obra ou que não sinta as alegrias que suas páginas traz, não foi minha resenha mais difícil a ser escrita, mas foi a que mais prendeu minha palavras por que nenhuma foi capaz de explicar o quanto o livro me tocou, e espero de coração que toque você também, e que seja mais um degrau em sua jornada de alto conhecimento!
A autora nos apresenta uma doença muito pouco conhecida, mas que tem feito muitas, muitas vitimas no mundo, por ser considerada rara ela tem muito pouco investimento de pesquisa para achar uma cura, como toda doença genética, ela é cruel e rápida, seus pacientes sofrem que ate um certo ponto sua escolha e morrer para acabar com o seu sofrimento e de seus parentes,  Angela nos abençoou contando um pouco sobre seu amigo, um jovem de grande coração, que tocou a vida de verias pessoas e nunca deixou de lutar por seus sonhos, com suas canções lindas e sua coragem, eu aprende sobre uma doença  que nunca tinha ouvido falar e espero que você também aprenda.

Nota no final do livro, da autora para seus leitores, contando um pouco sobre seu amigo que deu origem a um dos personagens mais marcantes do livro.
“Cante para eu dormir proporcionou-me a oportunidade de lembrar Matt Quaife e compartilhar seu espírito. Derek não é Matt. Tentar recriar o Matt na ficção teria sido presunçoso e impossível. A vida e a morte de Matt são sagradas e privadas. Mas o Matt inspirou esta história, e é em homenagem à memória dele que a compartilho com você.

Matt cresceu cantando em Londres, Ontário, lar da mundialmente renomada família de coros Amabile (www.amabile.com). Lembro-me dele arrotando o alfabeto em um festival, quando era membro do Coro para Concerto de Meninos (Boys ConcertChoir). Mais tarde, assumiu um posto fixo no famoso Coro de Jovens (Young MenChoir) do Amabile.

Matt não falava muito sobre sua fibrose cística. Ele era muito cheio de vida para isso. Não reclamava da terapia, dos remédios e das idas constantes ao hospital. Faleceu em 25 de novembro de 2007. Tinha apenas dezoito anos.

Trinta mil pessoas em todo o mundo vivem com fibrose cística. Para saber mais sobre sua luta e sobre as notáveis pesquisas que caminham para a descoberta de uma cura, visite as páginas www.cff. org e www.cysticfibrosis.ca.

Em Memória de Matt








5 comentários:

  1. Namoro este livro faz um tempão e cada dia que passa só aumenta meu interesse.
    Bjss, Roseç

    ResponderExcluir
  2. eu chorei como uma criança quando li esse livro ! chorei tanto, mas tanto! cá entre nós, tinha me apegado muito ao derek, juro que poderia até dizer que tava apaixonada por ele kk Esse está no topo dos meus livros preferidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, por algum motivo meu queridinho é o Scot, fique super triste pela Derek, mas, achei o final tão lindo.

      Excluir
  3. Ganhei esse livro, mas ainda não li, justamente pelos motivos que você listou. :( Muito triste pra minha vibe. Amei a resenha, quem sabe eu leia em breve?!

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 escrivaninhaçouca
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta