Ultimas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

(Resenha) Starters - Lissa Price


Starters
Livro: Starters; Autora: Lissa Price; Edição: 1Editora: Novo Conceito; Ano: 2012; Páginas: 368;

Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...


Em uma sociedade distópica onde a Guerra de Esporos dizimou todos aqueles com idades entre 20 e 60 anos, Callie , nossa personagem principal , é forçada a ir até a Prime Destinations, uma instalação na qual corpos adolescentes são 'alugados' para a população idosa . Sem nenhum parente vivo para tomar conta dela e de seu irmão doente Tyler, Callie toma uma decisão ousada em uma tentativa de melhorar a vida dela e do irmão. Deixando Tyler sob os cuidados de seu amigo Michael, ela se prepara para o ser desligada por um mês , enquanto um Ender (aqueles com idade acima de 60) assume o controle total de seu corpo. O que Callie não estava preparada era para uma falha no sistema. Acordar para encontrar seu corpo a viver uma vida rica e estranha e sem ter idéia do que deu errado na Prime Destinations, ela logo se vê no meio de algo muito maior e mais importante do que ela esperava ...

Com uma premissa tão fascinante , era difícil não esperar coisas excelentes deste livro. Evidentemente, os comentários e resenhas divergentes entre si, me deixaram meio apreensiva no inicio, mas não sou de ir na opinião dos outros, principalmente no que se refere a leitura. Na primeira vez que li o livro, em 2012 eu gostei, mas depois que a Novo Conceito confirmou que Enders seria lançado ainda no primeiro semestre de 2014 eu fui reler o livro. A leitura de um livro nunca é a mesma, vários fatores externos ajudam a fazer da leitura uma experiencia boa, assim como pode acabar sendo decepcionante. Mas enfim eu reli o livro e hoje trago a resenha para vocês.

Enquanto a construção de mundo foi principalmente hipnotizante (com a exceção de alguns aspectos) , e o enredo foi bastante envolvente, tudo caiu por terra e não conseguiu cumprir as minhas expectativas elevadas. Callie por exemplo, estava distante diferente do que eu me lembrava, desta vez eu nem nem gostei, nem odiei. Eu fui meio indiferente a ela, e por essa razão , houve muito pouco investimento emocional de mim, como um leitor.

O que eu fiz foi apreciar o início e o fim do livro. A abertura foi emocionante e, instantaneamente, tecida em conjunto uma imagem da configuração e do estado da sociedade no mundo de Callie . A escrita foi fácil e o ritmo de leitura foi confortável, e não demorou muito para que eu voltasse a ficar viciada na história. Foi intrigante descobrir sobre Prime Destination e o processo pelo qual um organismo está preparado para locação, incluindo a reforma de pré-locação. Afinal, se você tivesse uns 120 anos de idade e quisesse alugar um corpo jovem para viver alguns sonhos e aventuras que na época da sua juventude não foi possivel realizar, você provavelmente olharia as habilidades fisicas do corpo, mas também iria olhar a aparência, não é? É um pensamento assustador - deixar seu corpo para trás, enquanto você flutua em algum lugar que só deus sabe onde e não tem controle ou consciência do que o seu corpo está fazendo.

Detalhe não dói. Seria bom saber um pouco mais sobre a guerra dos esporos e sobre Tyler e Michael que aparecem muito pouco na história, tipo, eu sei que a protagonista é a Callie, mas uma vez que a autora colocou esses dois personagens seria bom saber um pouco mais sobre eles, tem horas que parece que enquanto a Callie tá la vivendo mil e uma coisas eles estão vagando pelo espaço.



Com ação e reviravoltas que eu nunca teria imaginado, o final do livro tem mais definitivamente tem que ser a minha parte favorita . Eu só queria que o resto do livro tivesse tanto brilho. Independentemente disso, esse final garantiu o destino desta série e com certeza eu irei ler Enders assim que a Novo Conceito lançar, já até garanti meu exemplar na pré-venda da saraiva. 

6 comentários:

  1. Estou com o livro aqui, adorei saber que a leitura é agradável. Ansiosa para lê-lo.
    A trama me chamou muito a atenção, além de ser distopia, que eu amo, achei bem diferente a história que a autora criou.
    Sua resenha só me deixou mais tentada a passá-lo na frente de outros livros. rs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou gostando muitos dos livros distópicos, e esta série é uma das que eu gostei, Já estou me preparando para ler sua sequência.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro,mas já vi algumas resenhas na blogosfera.
    Achei o tema do livro interessante,fico imaginando como seria estranho viver um mundo distópico.
    Esse livro é uma boa indicação de leitura,parabéns.
    http://magiasbook.blogspot.com.br/2014/01/annastria-o-principe-dos-deuses-selene.html

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Alice.

    Gostei do que vi em sua resenha e espero ter a oportunidade de ler este livro e gostar, dele. Acho a capa meio entranha. kkkkkkkkkkkk mas me parece bom.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha e da capa do livro, mas não é meu estilo!! Ótimo texto!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oieee, eu já li esse livro faz um tempo, gostei bastante, mas confesso que esperava mais dele!!

    Abraços

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 escrivaninhaçouca
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta