Titulo: Fale!, Autora: Laurie Halse Anderson, Edição: 1, Editora: Valentina, Ano: 2013, Páginas: 248 Skoob
“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?
A Vida de Melinda, nunca foi um mar de rosas, mas antes ela pelo menos tinha sua melhor amiga e alguns amigos na escola. Seus pais que sempre estão brigando e tentando ver quem consegue ser mais o centro das atenções que o outro, esquece que tem uma filha em casa, que parece esta passando por problema graves na escola. São tão desligados do que acontece com Melinda, que nem nota que sua filha escolheu ficar calada o maior tempo possível.
Chocante, duro, direto e todos os termos que você conseguir encontrar para um livro que mexe com você de uma forma tão intensa, deve ser usado para Fale! O livro é conta em parte importantes da vida de Melinda, como se ela estivesse escrevendo seu diário e nele colocando tudo aquilo que a marcava no dia.
Fico me imaginando no lugar dela, será que eu ficaria calada, será que teria tanto medo? Não sei qual seria minha reação, mas pelo que me conheço provavelmente eu gritaria ao mundo o que me aconteceu, só para que outros que passaram pelo mesmo que eu não se sentisse sozinho, mas isso é as palavras de quem nunca passou por tal sofrimento.
Peguei Fale! Para ler e na primeira pagina que abri tem o depoimento de vários jovens que passaram o que a personagem passou isso fez com que eu largasse o livro na mesmo hora e demorou uns 3 dias para eu retornasse a leitura, e foi difícil demais pegar o ritmo, essa forma que a autora escreveu em certa partes foram bem cansativas, mas eu continuei lendo e notei que tinha que ser assim se ela queria mostra todos os pontos que como esse tipo de crime destrói a vida de alguém.
Mas o que mais me chocou foi como Melinda, escondeu isso de seus pais, como eles não notaram que tinha algo errado com sua filha, eles estão ali para notar tudo de sua filha, cuidar dela, e não disputar quem é mais o centro das atenções.
Estou ainda estou chocada como os sentimentos de Melinda eram palpáveis, como a Laurie Halse Anderson conseguiu fazer você sentir cada sentimento que a Melinda passou para ela, ao mesmo tempo fico pensando em como deve ter sido sonhar esse livro, ver cada cena, eu li o livro, vi o filme, mas não chegar nem perto de quanto assustador pode ser um sonho assim, ou passar por algum assim.
Fale! é uma descrição realista e direto do sofrimento de milhares de pessoas que passaram pelo mesmo que Melinda, principalmente os jovem que sente que não tem com quem contar, que seus pais não estão lá por eles, e que o medo e a vergonha os deixam paralisados, Fale! É um apelo a sociedade que cuide melhor de seus jovens, e aos pais que preste mais atenção aos pequenos detalhes da personalidade dos seus filhos, por que eles podem fazer total diferença em uma caso como esse.
Não foi atoa que esse livro ganhou vários prêmios nos Estado Unidos, ou que se tornou um livro obrigatório nas melhores escolas americana, seu conteúdo mesmo sendo de certa forma polemico, também é muito educacional tanto para quem sofreu esse tipo de abuso para aqueles que convivem com a pessoa. E triste imaginar que Melinda é a realidade estatista do mundo todo, e que acada dia varias pessoa sofrem por no mundo, e pensar que a cultura de que a vitima e a errada ainda e cultivada em diversos países.





.jpg)

Oie!
ResponderExcluirEssa leitura parece bem emocionante!
Bj!
http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/
Gladys é uma boa sim.
ExcluirLé,
ResponderExcluirfiquei bastante interessada por esse livro. Não conhecia a autora. Mas o tema me interessa, alias o tema ser humano me interessa. E ainda mais nos tempos em que estamos vivendo. Tolerância deveria ser uma matéria obrigatória na escola. Gostei muito da resenha. Já quero ler esse livro! Beijos!
www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br
www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br
Lua concordo, Tolerância e respeito devia ser ensinado nas escolas desde cedo, e já no berço pelos pais.
ExcluirOiii amiga adorei o post quero muito ler o livro
ResponderExcluirhttp://purorosinhapink.blogspot.com
Oi Lele!
ResponderExcluirJá tinha lido algumas resenhas desse livro. A temática dele é bem polêmica, acho que todos nós que somos pais temos que prestar atenção em nossos filhos, pois eles mesmo sem perceberem nos dão sinais.
Parabéns pela resenha!
Beijinhos
As Leituras da Mila
/checkout/cart.jsp
Obrigada Mi.
ExcluirEu amei esse livro! Foi um dos melhores de 2013, me emocionou bastante e me tocou profundamente. O que mais gostei foi que a Laurie sabe como nos transmitir muito bem o que os personagens estão sentindo. Leitura super recomendada! MARCANTE realmente define o livro.
ResponderExcluirFran sim foi um dos meus preferidos também!!
ExcluirÉ pá, gostei mesmo desse inicio, tenho de ver se encontro por pottugal esse livro, pois não conheço a autora.
ResponderExcluirJoana eu acho que o encontra sim.
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEstou bem curiosa com esse livro, pois já li outro livro da autora, cujo tema também era bem intenso e gostei muito da escrita dela. Além disso vi o filme que foi baseado no livro faz alguns anos e também gostei muito. Espero gostar desse livro. Gostei muito das suas impressões de leitura.
Beijos
http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/
Adoro posts sobre livros, gosto de conhecer autores novos e atrvpes de algumas sinopses nos interessamos ainda mais pela leitura. Adorei a resenha, me dei vontade de conhecer a fundo a história.
ResponderExcluirBjokas
Alê Leca
Comunidade da Beleza.
Oi gostei muito da resenha bem explicativa porque hoje em em dia o ser humano está cada dia mais impaciente ameei tudo aqui seguindo flor beijookas =)
ResponderExcluircarollopesmakeup.blogspot.com.br
Hummm não me interessou muito o tema, mas pode ser que depois eu acabe me interessando *-*
ResponderExcluirMesmo assim vou adicioná-lo a minha lista, na hora as vezes a gente não gosta mas depois acaba gostando :P
Beeijinhos, não esquece de passar no meu *-*
http://lendocomaolly.blogspot.com.br/
Sou um amante de literatura e, suas palavras demonstram que também é, o livro em questão deve é ótimo com certeza, pois não pode ser diferente da sua bela resenha! Parabéns e continue postando esses ótimos textos! Abraços!
ResponderExcluirMeu blog http://queroganharpromo.blogspot.com.br/
Eu li esse livro e simplesmente amei! Já tinha tido contato anteriormente com a autora com o livro Garotas de vidro e ela é sensacional em sua escrita. E de certa forma ela não fugiu do seu comprometimento ao cativar o leitor em Fale! O livro é lento, fluido, marcante, silencioso, envolvente tudo ao mesmo tempo. Parabéns pela resenha, adorei!
ResponderExcluirBjus e sucesso com o blog
Que bela resenha, parabéns!
ResponderExcluirEstou muito interessa em ler esse livro.
Vou indicar para as minhas amigas pedagogas.
Bjos
http://prioridadedemae.blogspot.com.br
Quero muito ler, realmente só sabia dessa autora pelo some, mas eu adorei o tema e acho que vou adorar ler, parabéns pela resenha.
ResponderExcluirBjo, The Garden of Black Roses
Oi Flor!
ResponderExcluirAdoro livros polêmicos e marcantes!
Quero ler esse, já ouvi falar muito bem!
Beijos
http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/cinema-serie-momento-pipoca-veronica.html
Fiquei interessada por essa leitura de inicio confesso que ao ler as primeiras partes de sua resenha chegueia pensar que não iria gostar, porém temas que podemos trazer para nossa realidade me prende.
ResponderExcluirParabéns!
http://mariaulhoa.blogspot.com.br/
parece um ótimo livro mesmo
ResponderExcluirto querendo parabéns pelo blog
lindo seguindo bjs
Ser Mamãe Pela Segunda Vez
Google+Nanda
Oi Leticia,
ResponderExcluirtudo bem?
esse livro também deveria ser leitura obrigatória por aqui, cada vez mais, a educação das crianças estão sendo empurradas para as escolas, os pais não possuem mais tempo para enxergar os próprios filhos. Isso é muito triste e pode causar consequências desastrosas no futuro.
Gostei muito da indicação.
Beijinhos.
Cila- Leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Ual, esse livro parece ser bem intenso por tratar de um assunto tão importante.
ResponderExcluirGostei bastante dele apesar de não ter me interessado logo dele.
Parabéns pela resenha!
Beijos,
Le Lançanova
Blog Palácio de Livros
Bom apesar do enredo denso, tenho vontade de conhecer Melinda e seus pais desatentos.
ResponderExcluirEsse é um livro que pouco se fala na blogosfera, mas toda resenha que leio é positiva.
Com certeza ainda que tiver o livro em mãos a leitura será realizada.
Beijos.
Leituras da Paty
Nunca li esse livro e tampoco gosto de ler livros, pelo o que eu li me deu curiosidade de ler!;)
ResponderExcluirWww.perversastyle.blogspot.com
Esse livrou me deixou destroçada... desde aquele poema no início, que eu preferia que viesse no final porque é um spoiler ambulante, não consegui me livrar do aperto no coração. Fiquei torcendo o tempo todo para que a Melinda melhorasse, que alguém percebesse que ela estava mal e precisava de ajuda. Fale! entrou para os favoritos e eu gostaria que ele fosse lido por todo mundo.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Oi Le,
ResponderExcluire ainda não li o livro, mas pelo que já vi, parecesse ser muito marcante, emocionante e serve de alerta, sobretudo para os pais.
Eu sei um pouco da história, pelo que já li e ouvi amigos comentando e sim, os pais não percebem, pois uma amiga minha da adolescência passou por isso também e os pais nunca perceberam. Eu, como havia me afastado do grupo, pq fui estudar em outra cidade, quando soube me culpei e fiquei dias imaginando que se eu não tivesse mudado de escola, talvez aquilo não tivesse ocorrido naquela festa, e nós, as amigas, é que ficamos ao lado dela, mesmo quando ela não quis denunciar (sim, essa é muitas as vezes a realidades, adolescentes sem saber o que fazer e isso há quinze anos atrás).
Beijos,
--
Priscila Yume
http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/